Share |

Jovens de Santiago e Santo André contra as alterações climáticas

Grupo de jovens em Vila Nova de Santo André

A Concelhia do Bloco de Esquerda, sauda e está totalmente solidária com todos e todas as jovens que no Concelho de Santiago do Cacém aderiram à greve climática estudantil.

O protesto em nome do clima foi hoje para as ruas, em dia de greve estudantil, estudantes de todo o mundo manifestaram-se para exigir aos políticos ações concretas para defesa do meio ambiente.

Esta greve estudantil mundial tem como lema "fazer greve por um clima seguro" e é o culminar de uma série de manifestações semanais iniciadas no ano passado pela sueca Greta Thunberg, de 16 anos, nomeada para o prémio Nobel da paz.

A ativista que inspirou o movimento mundial contra as alterações climáticas subscreve hoje um manifesto defendendo que os estudantes estão em greve porque não têm outras opões."Este movimento tinha de acontecer, nós não temos escolhas. A maior parte dos grevistas que estão mobilizados ainda não podem votar. Imaginem o que isso significa. Apesar da crise climática, apesar de conhecermos os factos não temos possibilidade de falar sobre as alterações climáticas com aqueles que têm poder de decisão. Sendo assim, você também não estaria em greve", refere o documento que apela à participação dos adultos nas greves dos estudantes.

As manifestações decorreram em mais de 100 países, entre Europa, Ásia e EUA. Em Portugal, prevê-se que mais de 36 cidades se tenham associado à greve, não só no continente como nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.