Share |

Escolas rurais não abriram em Santiago do Cacém

❗Escolas rurais não abriram em Santiago do Cacém❗

O início do ano letivo em Santiago do Cacém, tem sido conturbado, por via do aumento de casos de Covid-19 na última semana, as Escolas rurais (Abela; Aldeia dos Chãos; Relvas Verdes; São Bartolomeu da Serra e Cruz de João Mendes), que tinham previsto iniciar a 14 de Setembro, passara para dia 21.

Assim, estava previsto para hoje o arranque do ano letivo para estes alunos, o que não se verificou devido à falta de auxiliares. Sendo que o Ministério da Educação já anunciou a colocação de auxiliares em falta, embora sem data prevista.

Esta situação coloca em risco a igualdade de oportunidades no acesso à escola publica, com implicações na aprendizagem destes alunos e um enorme constrangimento para as suas famílias.

Consideramos que esta situação revela uma gigantesca irresponsabilidade do Governo do Partido Socialista e mais um ataque às escolas rurais do concelho de Santiago do Cacém, colocando em risco o seu normal funcionamento.

Exige-se neste momento que o Governo, o Ministério da Educação e o Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém encontrem uma solução para a colocação destes/as auxiliares com carácter de urgência, permitindo o início do ano letivo nestas escolas, assim como a eliminação definitiva da precariedade na vida destes/as profissionais conferindo-lhes um horário completo e salário digno.