Share |

Ecossocialismo – um programa para a luta!

 

 

Há um ano o Bloco de Esquerda apresentou-se às eleições autárquicas sob o lema: Uma resposta social e ecológica – uma candidatura Ecossocialista para Santiago do Cacém.

Porquê o Ecossocialismo?

Perante a crise climática e o aumento das desigualdades, a exploração da natureza e dos trabalhadores pelo sistema capitalista, urgem mudanças que garantam a sobrevivência da Humanidade. Só provocando a convergência entre o socialismo e a ecologia seremos capazes de criar uma nova civilização pós-capitalista.

A mudança que precisamos tem de romper com a ideologia do progresso agarrado ao produtivismo, à lógica do crescimento infinito, as leis do mercado, competitividade e a ganância do lucro. É através da coletivização dos meios de produção, assente num planeamento democrático orientado a partir de baixo, e que vise satisfazer as necessidades reais da população, em que o valor de uso substitua definitivamente o valor de mercado.

Lutamos por uma sociedade capaz de se emancipar da ditadura do dinheiro, que resgate o equilíbrio com a natureza, com igualdade social, direito ao tempo e à vida, e que negue qualquer exploração.

É tempo de agir! É tempo de organizar movimento, de integrar uma rede de esperança e contágio com todos: marxistas; ecologistas; libertários; feministas; antifascistas; com os que, não estando organizados aqui ou noutro local, se reconheçam numa sociedade sem opressão e com justiça social e ecológica.

Em Santiago do Cacém cumprimos o nosso mandato, o nosso programa, não nos demitimos de qualquer espaço de intervenção. Perante o conservadorismo, a apatia e a conivência com este sistema, construímos a alternativa. Desde logo lutamos pelo direito à habitação e por uma transição energética justa, as respostas sociais e ecológicas são as respostas necessárias aos problemas da população.

Construamos esta utopia revolucionária, o Ecossocialismo! Uma corrente de pensamento em desenvolvimento, que precisa do contributo de todos, vem construí-la connosco!

 

Bruno Candeias (membro da Concelhia)