Share |

É urgente cumprir as promessas de apoio ao ensino à distância

O Bloco de Esquerda considera que os computadores prometidos e a tarifa social de internet são urgentes e deixamos críticas ao Governo pelos atrasos nos meios necessários para o ensino à distância.

 

No concelho de Santiago do Cacém, e à luz dos 4 agrupamentos de Escolas, a realidade é preocupante. Centenas de alunos, não têm computador próprio ou o têm em regime partilhado, vários não têm sequer acesso à internet ou quando a têm o acesso é limitado.

 

O apelo é muito claro ao Governo: é urgente que as escolas tenham os computadores que foram prometidos, que foram prometidos no início do ano letivo, disse-se que este ano letivo ia arrancar com esses meios tecnológicos e é muito difícil perceber porque é que não arrancou.

 

É ainda urgente garantir o acesso à internet, nomeadamente a tarifa social, mais uma vez prometida em abril do ano passado e aparentemente demora mais de um ano a implementar, situação que é incompreensível. 

 

Apela-se ainda que estas medidas tenham em conta todo o país, as suas múltiplas realidades e que não se deixe ninguém para trás, nomeadamente que não se deixe também os alunos do ensino profissional para trás, que neste momento têm negado os apoios que estão pensados para os outros alunos.