Share |

Cercal: APA viabiliza o lucro e esquece as pessoas e o ambiente

Cercal do Alentejo:
Associação Portuguesa do Ambiente viabiliza o lucro e esquece as pessoas e o ambiente

O parecer favorável da APA à Central Fotovoltaica de Cercal do Alentejo só veio confirmar o que se previa: desvalorização da participação popular e manutenção de um modelo de produção energético desadequado e lesivo para as populações e para o ambiente.

As condicionantes ao projecto, enunciadas pela APA, além do duvidoso efeito prático, não passam de uma operação cosmética, que em nada altera a gigantesca dimensão da área de implementação (800 hectares), que é parte da estratégia nacional do Governo do Partido Socialista, a que a Câmara Municipal não se opõe.

A construção e exploração da central fotovoltaica vai ser entregue à empresa Cercal Power, do grupo Áquila Capital, que, para isso, ainda receberá dinheiros europeus. Trata-se de um projecto centralizado, cuja localização se justifica exclusivamente pela proximidade de uma Linha de Muita Alta Tensão, visando apenas o máximo lucro e que, uma vez construída, não gera emprego nem ajuda à fixação de população.

O Bloco de Esquerda continuará ao lado das populações, frontalmente contra estes projectos e defendendo uma transição energética justa e democrática. Somos, evidentemente, pela descarbonização e pelo recurso a energias renováveis, mas com base num modelo de produção público ou cooperativo de autoconsumo, descentralizado, que aproveite as coberturas de edifícios, parte dos espelhos de água existentes e zonas improdutivas.

Santiago do Cacém, Agosto de 2021