Share |

BLOCO VISITA ASSOCIAÇÃO CABOVERDIANA DE SINES E MAREDEUS EM ERMIDAS-SADO

BLOCO VISITA ASSOCIAÇÃO CABOVERDIANA DE SINES E MAREDEUS EM ERMIDAS-SADO

A concelhia de Santiago do Cacém e a deputada Beatriz Gomes Dias (responsável pelos assuntos da igualdade e não discriminação), realizaram visitas e reuniões com a Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém e a empresa MareDeus em Ermidas-Sado.

O trabalho de proximidade e contacto permanente com as populações e seus agentes é fundamental para aferir problemas, necessidades e pensar em conjunto soluções que correspondam à melhoria de vida das pessoas, no que toca à integração e dignidade dos migrantes não é para nós excepção.

As visitas e contatos realizados foram um passo importante para pensar sob vários pontos de vista num plano integrado e desenvolver um conjunto de políticas públicas de acolhimento e integração de migrantes. È possível garantir a dignidade e melhorar as condições de vida de quem vem trabalhar para Portugal, simultaneamente com quem cá vive, de forma a mitigar quaisquer conflitos.

A mediação sócio-cultural ou ultrapassar a barreira linguística são desde logo medidas da maior importância a que as Associações vão respondendo dentro das suas limitações e que os Municípios devem ter um papel mais activo, assim como na regulação da habitação de forma a não permitir a especulação e subaluguer ou na sensibilização junto dos serviços públicos de forma a facilitar o acesso.

O Governo, tem igualmente um papel decisivo para ultrapassar burocracias e agendamentos do SEF, reduzindo os tempos de regularização e assim evitar situações de extrema precarização e exploração laboral. O financiamento das organizações e associações deve ainda ser facilitado, de forma a dotar as mesmas de autonomia e flexibilidade no seu meritório trabalho.