Share |

EM SANTIAGO A JUNTA VIVE NA SOMBRA

EM SANTIAGO A JUNTA VIVE NA SOMBRA

A União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu, precisa de estar muito mais próxima da população, informar sobre a sua atividade e as suas contas, dar voz e participação das pessoas.

A Junta de Freguesia além de assumir as suas competências no âmbito da sinalização, dos arruamentos e caminhos, dos equipamentos públicos, como parques infantis e fontanários deve também estabelecer protocolos com a Câmara Municipal, para a gestão efectiva dos espaços verdes, limpeza urbana, mobiliário urbano ou feiras. À Junta o que pode e deve ser da Junta!

Com um orçamento na ordem dos 700.000€ anuais, e taxas de execução muito baixas, a Junta de Freguesia fica muito à quem do que seria expectável, vivendo na sombra da Câmara Municipal, deixando de investir em politicas de fundo e além de uma gestão corrente, absorve-se execivamente numa actividade semelhante a uma associação socio-cultural.

Não obstante de um conjunto mais alargado de prioridades, o Bloco de Esquerda considera fundamental incidir sobre duas áreas rapidamente, a Mobilidade/Acessibilidade e o Património.